Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Lançamento do Livro Memória, Direitos Humanos e Reparação
RSS
A A A
Publicação:

Lançamento do Livro Memória, Direitos Humanos e Reparação

Livro Memória, Direitos Humanos e Reparação
Livro disponível em formato pdf

O tema do livro consiste nas violações de direitos humanos nas Ditaduras Militares no Mercosul

 

No dia 12 de dezembro, às 19h, ocorreu o lançamento do livro Memória, Direitos Humanos e Reparação no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (Rua Sete de Setembro, 1020 – andar térreo - Praça da Alfândega, Porto Alegre). Organizada por Márcio Tavares dos Santos e Débora Teresinha Mutter da Silva Mota, a obra reúne conferências que ocorreram de 2 a 5 de abril de 2014 ao longo da Semana da Democracia.

Os conferencistas apresentam experiências, testemunhos e estudos com perfil mais acadêmico que gravitam em torno do cerceamento dos direitos decorrente das ditaduras nos países do Mercosul, a nociva ressonância em nossa realidade, suas formas de representação e estratégias de preservação da memória. O livro traz textos de onze palestrantes: Baltasar Garzón, Franklin Martins, Alejandra Oberti, Ariane Leitão, Gaudêncio Fidelis, Lícia Peres, Lilian Celiberti, Maria José Bunster, Ramón Castillo Inostroza, Rejane Penna, Ricardo Brodsky.

O lançamento do livro Memória, Direitos Humanos e Reparação ocorre em meio a atividades de comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e reflexão sobre o Relatório da Comissão Nacional da Verdade e novos caminhos da Justiça de Transição no País. Promovido em parceria entre o MDHM e o Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul, a abertura do evento contará com a exibição de audiovisual sobre a criação do Centro de Memória Ico Lisboa. A seguir, será exibido o curta-metragemCartas da Ilha, do diretor Claudinho Pereira, que narra a odisseia vivida pelo Sargento Manoel Raimundo Soares entre seu sequestro e morte nas águas do Lago Guaíba em 1966, com leitura de suas cartas à esposa Elizabeth na voz da própria.

Durante a jornada, o cartunista Latuff fará performance alusiva à data e ao conteúdo dos debates que seguirão. Haverá banca de livros, camisetas, discos e botons aberta a todos que quiserem participar. Os debatedores convidados são a deputada federal Maria do Rosário, ex-ministra dos Direitos Humanos; Nadine Borges, da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro; Cristine Rondon, coordenadora do Comitê Carlos de Ré da Verdade e Justiça; Carlos Guazzelli, coordenador da Comissão Estadual da Verdade do RS; e Márcio Tavares, moderador do debate e diretor do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul.

Faça download do arquivo: Ebook Memória, Direitos Humanos e Reparação

Museu dos Direitos Humanos do Mercosul